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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PERFUME: da antiguidade até Napoleão

Do Latim

PER = através , FUME = fumaça

Os mais antigos cheiros remetem à fumaça da queima de madeiras, especiarias, ervas e incensos. Na antiguidade,os egípcios e os gregos  faziam "oferendas" aos deuses com flores, plantas aromáticas, gomas e resinas como matéria - prima durante cerimônias.



Na idade média, alquimistas eram perseguidos pela igreja mas mesmo assim as pessoas continuavam a tomar "banhos perfumados" que remetiam ao prazer carnal. Os mais ricos tinham uma mistura de musk, âmbar e resinas aromáticas chamada de " fragrance ball".






Na era clássica, na côrte de Versailles os nobres utilizavam pó de raiz de Íris nas perucas, o que as deixavam perfumadas e ajudava a "absorver" o excesso de oleosidade.







Um italiano chamado Gian Maria Farina na cidade de Colônia fabricava uma "água perfumada" chamada Eau de Cologne. Oficiais de Napoleão Bonaparte levaram essa água até a côrte de Paris onde fez muito sucesso. Guerlain, um dos primeiros perfumistas criou a "Aqua Imperiale" para Napoleão, e assim , começou a industrialização do perfume.

 Dizem até que Napoleão carregava sempre um vidro de Aqua Imperiale dentro da bota e chegava a utilizar 43 litros por mês!




Leia também: Perfumes: De 1900 a 2000

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Perfumes: De 1900 a 2000

Perfumes: 1900 - 1920


Nesse período, os perfumes se tornaram artigos de luxo, com nomes de prestígio e frascos bonitos.

 

Perfumes : 1920 - 1930


Início da utilização de aldeídos em perfumes ditos "extravagantes" , início também da emancipação feminina no mundo.


Perfumes : 1930 -1950


Depois da 2ª guerra mundial, os perfumes foram associados ao glamour de Hollywood. Christian  Dior lançou o " New Look". Marie Clair, a primeira revista semanal de ampla distribuição, trazia segmentos dedicados à moda e beleza.



 









Perfumes: 1950 - 1970
Início da "Guerra Fria", os perfumes se tornaram mais acessíveis e começaram a se associar à rotina diária de beleza. Estée Lauder lança sua primeira fragrância. Patchouli, tornou-se tendência de matéria-prima para os perfumes.
  
"Foi em 1946 que Estée Lauder fundou a sua própria empresa, sempre em busca da beleza em todas as mulheres, começou por vender cremes para a pele, uma mulher que se destacou pela sua visão e procurou inovar os seus produtos através dos melhores cientistas, criando os seus próprios laboratórios. Rapidamente passou de um pequeno negócio para um grande conceito no universo cosmético."
Fonte: http://www.cosmeticaonline.org/estee-lauder/


Perfumes : 1970 - 1980

Homens começaram a usar perfumes, deixaram de associá-lo com o pós-barba. As fragrâncias exaltavam o corpo (físico). As mulheres passavam uma imagem de "fortes" evocando o sucesso profissional .
Fig.: http://pzrservices.typepad.com/vintageadvertising/2008/10/1983-ad-for-ara.html

Perfumes : 1990 - 2000

Certas fragrâncias voltaram a ser mais sutis, trazendo memórias da juventude, notas gourmand  eram utilizadas como baunilha, caramelo e leite. Época de propagandas de perfume associado à sedução. Também evocavam o mar, a água, plantas e flores remetendo à uma sensação natural de terra, fogo, água e vento.






terça-feira, 6 de outubro de 2015

História da perfumaria brasileira


Vocês sabiam que o Brasil é o país em que as pessoas mais utilizam perfumes e desodorantes no mundo?

Pois é, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABHIPEC, "o Brasil é líder em volume de vendas de fragrâncias per capita no mundo" !

Mas como tudo começou?
Encontrei a história no site OSMOZ  (link abaixo).
http://www.osmoz.com.br/estatico/historia-da-perfumaria-brasileira

OSMOZ é um site e uma rede social bem legal sobre perfumes. Conta muitas informações sobre perfumes do mundo inteiro. Ele pertence à suíça Firmenich, a maior empresa fabricante de perfumes e aromas do mundo.

Leia também: "PERFUME" do latim...  e  Perfumes: De 1900 a 2000.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O grande mercado da perfumaria no Brasil

De acordo com o Euromonitor, o Brasil é o maior mercado mundial de consumo de perfumes. 54% dos brasileiros usam perfume pelo menos 1 vez ao dia, 45% compram um frasco novo acada 2 ou 3 meses e 39% usam uma fragrância para diferentes ocasiões (pela Abhipec 2010).Segundo pesquisa da Mintel, mais da metade da população brasileira tem de 2 a 4 perfumes (classes A,B e C) . Já as C e D possuem até um perfume.



domingo, 4 de outubro de 2015

Conheça a capital mundial do perfume !


Por que Grasse é a "capital mundial dos perfumes" ?
Conheça a capital mundial do perfume no vídeo abaixo !

Leia também: O cheiro do futuro 
e 

sábado, 3 de outubro de 2015

"O cheiro do futuro"


Amantes da perfumaria !!


Super recomendo (quem estiver o com o inglês "afiado"), assistir este documentário maravilhoso da BBC (abaixo) sobre perfumes e cheiros pelo mundo onde podemos acompanhar desenvolvimentos de perfumes.

Os brasileiros, mais particularmente o imenso mercado consumidor de perfumes, - somos os maiores do mundo! - são muito citados na parte 3. Não só fragrâncias paraperfumesdesodorantes e outros cosméticos mas também para amaciante de roupas, lava roupas, odorizadores, limpadores etc.            - também gostamos de roupas e casas cheirosas !

Leia tambémComo os perfumes são criados

Alguns dos mais fantásticos centros de desenvolvimento de fragrâncias no Brasil, como o da IFF (já estive lá é muito lindo !) e Givaudan também são mostrados e podemos acompanhar alguns passos de aplicações de fragrâncias.
                      




Leia tambémAs notas olfativas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como os perfumes são criados?


A criação de um perfume em uma casa de fragrância,
como GivaudanFirmenich,IFFSymriseMane etc, envolve uma equipe multidisciplinar e muito, mas muito trabalho ! Seja um perfume para pele, para ambiente, para shampoos,para amaciante de roupas e milhares e milhares de coisas que tem perfume.

Basicamente, a partir de um briefing de um cliente, o departamento de vendas, de marketing, de desenvolvimento (é aí onde entram os Químicos! - parte 3,4 e 5), de avaliação, juntamente com os perfumistas entram em uma grande aventura com um objetivo final: O sucesso do cliente.

Acompanhem as etapas de desenvolvimento nesses vídeos maravilhosos disponibilizados pela rede social OSMOZ (quem não estiver com o inglês e o francês afiado, ative a legenda!)








Leia também: Faça seu perfume online

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O perfume na pele

O cheiro exalado por uma pessoa que usou um perfume é influenciado por vários fatores, como:


-Transpiração (composição individual do suor);                     
- Temperatura do corpo e do ambiente;
- Usuário : feminino ou masculino (variações hormonais);
- Quantidade de pêlos;
- Alimentação;
-Cor da pele.

Por isso , às vezes, quando sentimos um cheiro de um perfume que uma pessoa está usando e achamos bom e quando usamos o perfume em nós mesmos temos a impressão de que não ficou bom, é uma coisa que depende de pessoa pra pessoa...


Veja também: Como armazenar um perfume corretamente

Como usar um perfume corretamente