Os mais antigos cheiros remetem à fumaça da queima de madeiras, especiarias, ervas e incensos. Na antiguidade,os egípcios e os gregos faziam "oferendas" aos deuses com flores, plantas aromáticas, gomas e resinas como matéria - prima durante cerimônias.
Na idade média, alquimistas eram perseguidos pela igreja mas mesmo assim as pessoas continuavam a tomar "banhos perfumados" que remetiam ao prazer carnal. Os mais ricos tinham uma mistura de musk, âmbar e resinas aromáticas chamada de " fragrance ball".
Na era clássica, na côrte de Versailles os nobres utilizavam pó de raiz de Íris nas perucas, o que as deixavam perfumadas e ajudava a "absorver" o excesso de oleosidade.
Um italiano chamado Gian Maria Farina na cidade de Colônia fabricava uma "água perfumada" chamada Eau de Cologne. Oficiais de Napoleão Bonaparte levaram essa água até a côrte de Paris onde fez muito sucesso. Guerlain, um dos primeiros perfumistas criou a "Aqua Imperiale" para Napoleão, e assim , começou a industrialização do perfume.
Dizem até que Napoleão carregava sempre um vidro de Aqua Imperiale dentro da bota e chegava a utilizar 43 litros por mês! Leia também: Perfumes: De 1900 a 2000
Perfumes : 1930 -1950 Depois da 2ª guerra mundial, os perfumes foram associados ao glamour de Hollywood. Christian Dior lançou o " New Look". Marie Clair, a primeira revista semanal de ampla distribuição, trazia segmentos dedicados à moda e beleza.
Perfumes: 1950 - 1970 Início da "Guerra Fria", os perfumes se tornaram mais acessíveis e começaram a se associar à rotina diária de beleza. Estée Lauder lança sua primeira fragrância. Patchouli, tornou-se tendência de matéria-prima para os perfumes.
"Foi em 1946 que Estée Lauder fundou a sua própria empresa, sempre em busca da beleza em todas as mulheres, começou por vender cremes para a pele, uma mulher que se destacou pela sua visão e procurou inovar os seus produtos através dos melhores cientistas, criando os seus próprios laboratórios. Rapidamente passou de um pequeno negócio para um grande conceito no universo cosmético." Fonte: http://www.cosmeticaonline.org/estee-lauder/ Perfumes : 1970 - 1980 Homens começaram a usar perfumes, deixaram de associá-lo com o pós-barba. As fragrâncias exaltavam o corpo (físico). As mulheres passavam uma imagem de "fortes" evocando o sucesso profissional .
Fig.:http://pzrservices.typepad.com/vintageadvertising/2008/10/1983-ad-for-ara.html Perfumes : 1990 - 2000 Certas fragrâncias voltaram a ser mais sutis, trazendo memórias da juventude, notas gourmand eram utilizadas como baunilha, caramelo e leite. Época de propagandas de perfume associado à sedução. Também evocavam o mar, a água, plantas e flores remetendo à uma sensação natural de terra, fogo, água e vento.
Vocês sabiam que o Brasil é o país em que as pessoas mais utilizam perfumes e desodorantes no mundo? Pois é, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ABHIPEC, "o Brasil é líder em volume de vendas de fragrâncias per capita no mundo" ! Mas como tudo começou? Encontrei a história no site OSMOZ (link abaixo). http://www.osmoz.com.br/estatico/historia-da-perfumaria-brasileira OSMOZ é um site e uma rede social bem legal sobre perfumes. Conta muitas informações sobre perfumes do mundo inteiro. Ele pertence à suíça Firmenich, a maior empresa fabricante de perfumes e aromas do mundo. Leia também: "PERFUME" do latim... e Perfumes: De 1900 a 2000.
De acordo com o Euromonitor, o Brasil é o maior mercado mundial de consumo de perfumes. 54% dos brasileiros usam perfume pelo menos 1 vez ao dia, 45% compram um frasco novo acada 2 ou 3 meses e 39% usam uma fragrância para diferentes ocasiões (pela Abhipec 2010).Segundo pesquisa da Mintel, mais da metade da população brasileira tem de 2 a 4 perfumes (classes A,B e C) . Já as C e D possuem até um perfume.
Super recomendo (quem estiver o com o inglês "afiado"), assistir este documentário maravilhoso da BBC (abaixo) sobre perfumes e cheiros pelo mundo onde podemos acompanhar desenvolvimentos de perfumes. Os brasileiros, mais particularmente o imenso mercado consumidor de perfumes, - somos os maiores do mundo! - são muito citados na parte 3. Não só fragrâncias paraperfumes, desodorantes e outros cosméticos mas também para amaciante de roupas, lava roupas, odorizadores, limpadores etc. - também gostamos de roupas e casas cheirosas ! Leia também: Como os perfumes são criados Alguns dos mais fantásticos centros de desenvolvimento de fragrâncias no Brasil, como o da IFF (já estive lá é muito lindo !) e Givaudan também são mostrados e podemos acompanhar alguns passos de aplicações de fragrâncias.
A criação de um perfume em uma casa de fragrância, como Givaudan, Firmenich,IFF, Symrise, Mane etc, envolve uma equipe multidisciplinar e muito, mas muito trabalho ! Seja um perfume para pele, para ambiente, para shampoos,para amaciante de roupas e milhares e milhares de coisas que tem perfume. Basicamente, a partir de um briefing de um cliente, o departamento de vendas, de marketing, de desenvolvimento (é aí onde entram os Químicos! - parte 3,4 e 5), de avaliação, juntamente com os perfumistas entram em uma grande aventura com um objetivo final: O sucesso do cliente. Acompanhem as etapas de desenvolvimento nesses vídeos maravilhosos disponibilizados pela rede social OSMOZ(quem não estiver com o inglês e o francês afiado, ative a legenda!)
O cheiro exalado por uma pessoa que usou um perfume é influenciado por vários fatores, como:
-Transpiração (composição individual do suor); - Temperatura do corpo e do ambiente; - Usuário : feminino ou masculino (variações hormonais); - Quantidade de pêlos; - Alimentação; -Cor da pele. Por isso , às vezes, quando sentimos um cheiro de um perfume que uma pessoa está usando e achamos bom e quando usamos o perfume em nós mesmos temos a impressão de que não ficou bom, é uma coisa que depende de pessoa pra pessoa... Veja também: Como armazenar um perfume corretamente Como usar um perfume corretamente